AMENDOIM,SABOROSO E NUTRITIVO

09 de junho de 2012



Conheça os benefícios do amendoim, um dos grãos prediletos dos brasileiros.

Genuinamente brasileiro, o amendoim é uma das leguminosas produtoras de grãos mais plantadas no mundo. Devido ao seu alto conteúdo de proteína e óleos insaturados, tem papel fundamental na alimentação dos povos de países da América Latina, da África e da Ásia. Além disso, cumpre um importante papel social, garantindo a segurança nutricional e a sustentabilidade da agricultura em áreas áridas e semiáridas de diversas nações, inclusive o Brasil. Na África, por exemplo, ajuda a combater a desnutrição de crianças,

O que faz os especialistas acreditarem que o grão pode adquirir um papel mais central na alimentação mundial são algumas de suas características. A qualidade do óleo do amendoim é superior ao do azeite de oliva, o que pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas. Além disso, os grãos apresentam grandes concentrações de vitamina E – um antioxidante que previne câncer, diabetes e doenças autoimunes - e de proteína, podendo substituir a carne em países onde há escassez desse alimento.

Não é à toa que o mercado internacional se interessa tanto por esse grão. Ele pode se tornar mais importante, em termos alimentares, do que a soja – aposta a pesquisadora da Embrapa/Cenargen Soraya Bertioli.

Segundo Howard Valentine, diretor executivo do American Peanut Council (APC), estudos clínicos feitos nos Estados Unidos mostram que pacientes que consomem uma porção do grão por dia têm menor chance de desenvolver males como o diabetes.

–Em 25 anos, será necessário que o mundo dobre a produção de amendoim – acredita Valentine.

Bons motivos para comer amendoim

> Afasta a fadiga e o mau humor

> Fortalece e aumenta a resistência dos músculos

> Evita o aparecimento de doenças cardiovasculares

> Ajuda no transporte e absorção das vitaminas

> Gera saciedade

> Ajuda na formação dos ossos e previne a osteoporose

> Auxilia a cicatrização

> Previne o envelhecimento

> Alivia o estresse

> Reduz a pressão arterial

> Mantém o nível de açúcar no sangue

Nenhum comentário: