LISTA DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA TERÁ NÚMERO FIXO DE VOLUNTÁRIOS

27/04/2012


Objetivo é diminuir custos com a captação de doadores.

A lista de doadores de medula óssea terá, a partir de agora, um número fixo de voluntários, conforme portaria assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na quinta-feira. Antes ilimitado, o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) terá como número máximo de cadastro 267.190 doadores por ano.

O objetivo, de acordo com Padilha, é melhorar a qualidade do material coletado e armazenado, além de reduzir custos com procedimentos. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) investe R$ 270 milhões por ano com a captação de doadores voluntários para o Redome. Com a regulação do número de doadores, o gasto passará a ser R$ 100 milhões.

— Essa economia vai possibilitar o remanejamento dos recursos para outras ações — disse Padilha.

Segundo o Ministério da Saúde, o Redome é hoje o terceiro maior registro mundial de doadores voluntários de medula óssea. São mais de 2,7 milhões de doadores cadastrados. Em 2000, 12 mil voluntários estavam inscritos.

Quanto ao número de transplantes, em 2011, foram realizados um total de 1.732 — crescimento de 7,2% em relação a 2010. Hoje, há 1.205 pessoas aguardando pela identificação de um doador de medula óssea no país. Existem 104 pessoas aguardando por um transplante não aparentado de medula óssea, já com doador identificado e selecionado.

Nenhum comentário: