IMC , O QUE O PESO REVELA SOBRE A SUA SAÚDE

31 de março de 2012


Cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) é um dos instrumentos para o diagnóstico de obesidade.

Estar em dia com a balança não é mera questão de estética. O combate à obesidade – fator de risco para uma série de doenças, como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares – já virou problema de saúde pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número de obesos mórbidos no mundo chegue a 700 milhões em 2015, um aumento de 75% em 10 anos (em 2005, eram 400 milhões).

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que 46% dos brasileiros estão acima do peso. Para melhorar esse quadro, o governo se esforça em desenvolver campanhas para alertar a população sobre a importância de se manter o peso ideal. Uma delas é lembrada hoje, Dia Nacional da Saúde e Nutrição.

A nutricionista Carmem Franco, presidente do Conselho Regional de Nutrição (CRN) do Rio Grande do Sul, reconhece o papel do profissional da área cada vez mais ligado à saúde.

As pessoas já chegam no consultório com informação sobre a importância da alimentação balanceada – destaca.

Um dos instrumentos para o diagnóstico de obesidade é o cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC). Com base na relação entre peso e altura, o índice segue classificações da OMS para revelar quadros que variam da magreza severa até a obesidade mórbida. Carmem destaca que o IMC é apenas um ponto de partida.

Para um diagnóstico preciso, outros exames são necessários, pois a característica corporal de cada um é diferente, assim como o estilo de vida – observa.

Bem Estar

Em www.zerohora.com/bemestar Calcule seu IMC e veja se você  stá no peso ideal

Um comentário:

Marcelo Lourenço disse...

O post ficou excelente.
Gostaria de contribuir com essa calculadora de IMC:

https://chrome.google.com/webstore/detail/calculadora-imc/fkcbkabhfnplbhlnepfcgegnoabfgmmc

Ela é uma extensão para quem usa o Chrome.

Excelente para profissionais de saúde e esportes.