ORTOPEDISTA RECOMENDA FORTALECIMENTO MUSCULAR E CONTROLE DE PESO PARA PREVENIR ARTROSE DO JOELHO

16/02/2012


Doença não tem cura, tratamentos apenas aiíviam os sintomas.

Problema ocorre pelo desgate natural das articulações.

A perda da capacidade de flexionar os joelhos ou mesmo aqueles estalos que se ouve ao dobrar as pernas podem ser indícios de artrose do joelho. O problema surge do processo natural de desgaste da cartilagem da articulação. Pode acontecer em qualquer junta, mas o joelho é o que mais sofre por ser constantemente exigido nas atividades diárias, independentemente da prática de esportes ou dança.

Obesidade, por sobrecarregar a articulação, e hereditariedade colaboram para o surgimento da artrose. Pacientes que sofreram traumas nos joelhos, por lesão do ligamento cruzado anterior, posterior, meniscos e fraturas, mesmo que operados, podem desenvolver a doença com o passar do tempo.

Como prevenção, a dica do ortopedista Paulo Henrique Araujo é realizar exercícios que promovam o fortalecimento muscular, com o peso adequado.

— Perda de peso, fortalecimento muscular, evitar atividades de impacto, uso de bengala, analgésicos, fisioterapia e hidroterapia são tratamentos sintomáticos, ou seja, ajudam a combater a dor e devem sempre ser empregados — diz o médico.

Segundo Araujo, não há tratamento eficaz para combater a doença. Medicações orais, chamados antiartrósicos, e os injetáveis que são aplicados dentro do joelho, como os derivados do ácido hialurônico, podem melhorar os sintomas temporariamente. Se os tratamentos sintomáticos não forem eficazes, a solução pode ser uma cirurgia.

A cirurgia mais indicada é a prótese de joelho, que consiste na substituição da superfície articular do joelho que está desgastada por implantes de metal e polietileno — explica o ortopedista.

Como na maioria das cirurgias ortopédicas, é recomendado tratamento fisioterápico após a cirurgia. A durabilidade da prótese é estimada em 15 anos. Após esse período, pode ser necessária uma cirurgia de revisão.

Nenhum comentário: