MASSAGEM REDUZ INFLAMAÇÃO MUSCULAR,MOSTRA ESTUDO

06/02/2012



Pesquisadores usaram biópsia para avaliar reações do organismo durante tratamento.



Pesquisadores da Universidade de McMaster, no Canadá, descobriram que uma massagem de dez minutos de duração ajuda a reduzir a inflamação nos músculos. Como uma tratamento sem medicamentos, a massagem guarda o potencial de ajudar não apenas os atletas cansados, mas também aqueles que sofrem de inflamações relacionadas a condições crônicas, como Artrite ou Distrofia Muscular, diz Justin Crane, estudante de doutorado do Departamento de Cinesiologia da universidade.


Enquanto a técnica costuma ser bem aceita como uma terapia para aliviar tensões musculares e dores, os pesquisadores analisaram se ela também aciona sensores bioquímicos que podem enviar sinais de redução de inflamação nas células musculares. Além disso, a massagem sinaliza para o músculo para ele formar mais mitocôndrias, os centros de poder das células que desempenham um papel importante na cura.


— O mais importante é que ninguém nunca olhou dentro do músculo para ver o que está acontecendo com a massagem, ninguém olhou os efeitos bioquímicos ou o que poderia estar acontecendo dentro do músculo — disse Crane. — Mostramos que os sensores do músculo são esticados e parecem reduzir a resposta das células inflamatórias. Como consequência, a massagem pode ser benéfica para curar um machucado.
Crane afirmou que os pesquisadores de McMaster são os primeiros a tomar para análise uma terapia manual, como a massagem, e testar o efeito usando uma biópsia muscular para mostrar como ela reduz a inflamação, um fator subjacente a muitas doenças crônicas. A pesquisa foi publicada na revista "Science Translational Medicine"


Para o estudo, os pesquisadores acompanharam 11 homens na casa dos vinte anos. Na primeira visita, a capacidade dos homens de se exercitarem foi avaliada. Duas semanas depois, eles fizeram exercícios numa bicicleta por mais de 70 minutos, até um ponto de exaustão, quando eles não conseguiam pedalar mais. Eles então descansavam por dez minutos. Durante esse intervalo, um massagista aplicava óleo nas duas pernas e fazia o tratamento em uma perna usando uma variedade de técnicas comumente aplicadas em reabilitação.


Biópsias musculares eram feitas nas duas pernas e repetidas duas horas e meia depois. Os pesquisadores viram que a inflamação diminuiu na perna massageada. Crane admitiu ficar surpreso que apenas 10 minutos de massagem tivesse um efeito tão profundo:


— Não achava que um pouco de massagem poderia produzir uma mudança tão grande, especialmente quando o exercício era tão profundo. Setenta minutos de atividade comparado a dez minutos de massagem: é claramente potente.


Os resultados sugerem que a massagem age sobre a dor muscular pelo mesmo mecanismo biológico que a maioria dos medicamentos contra dor e pode ser uma alternativa efetiva. Crane completou dizendo que a pesquisa mostrou uma ideia falsa muitas vezes repetida: a massagem não ajudou a limpar o ácido lático dos músculos cansados.

Nenhum comentário: