INSTITUTO LANÇA SERVIÇO DE ATENDIMENTO ONLINE E POR TELEFONE A PACIENTES COM CÂNCER

07/02/2012


Informações sobre prevenção, tratamento e legislação serão fornecidas em três plataformas.



Fundado em 2009, em São Paulo, com a missão de promover o acesso a informação, prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer, o Instituto Oncoguia lançou um serviço de atendimento online e por telefone voltado a pacientes e familiares de pacientes oncológicos. O Programa de Apoio ao Paciente com Câncer (PAP) foi lançado no último sábado, dia 4 de fevereiro — Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Com a longevidade que o brasileiro alcançou nos últimos anos, aumentam os riscos de desenvolver células cancerígenas. O PAP pretende, diante da questão apresentada pelo paciente, orientar e buscar a solução adequada, levando à população suporte, acolhimento e informação de qualidade — diz a presidente do Oncoguia, Luciana Holtz.

O oncologista Rafael Kaliks, diretor científico da instituição, alerta para os números divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que apontam para o diagnóstico de 500 mil novos casos da doença no Brasil em 2012. Segundo ele, o serviço ora oferecido pelo Oncoguia pode ajudar no diagnóstico precoce, que aumenta potencialmente as chances de cura.

Outro aspecto que terá destaque no atendimento é a legislação que protege o paciente com câncer. O advogado Tiago Farina Matos, coordenador do Núcleo de Defesa Ativa do Instituto Oncoguia, destaca que existem inúmeras leis que asseguram aos pacientes oncológicos benefícios e direitos totalmente desconhecidos da maioria das pessoas. Isenção do imposto de renda é um exemplo.

O programa terá três frentes de atendimento especializado:


:: Central 0800-7731666 serviço de atendimento telefônico gratuito personalizado, onde a pessoa será direcionada para o profissional apto a ajudá-la em informações sobre prevenção, qualidade de vida e direitos do paciente com câncer.

:: Fale conosco no site do Instituto Oncoguia (www.oncoguia.org.br) as pessoas poderão enviar suas dúvidas, buscar informações sobre os diferentes tipos da doença e novidades para seu caso. Para esse serviço, é preciso realizar um cadastro no portal. Os usuários cadastrados terão acesso a conteúdos exclusivos, materiais específicos sobre o mundo do câncer e avisos de eventos.

:: Chat Oncoguia — chats com participação de especialistas e assuntos da atualidade, também para usuários cadastrados.

Nenhum comentário: