OFTALMOLOGISTA RECOMENDA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA PARA RETARDAR OU ATENUAR DOENÇAS OCULARES

21/01/2012


Acrescentar mais peixe à dieta pode ajudar a prevenir doenças oculares.

Especialista dá dicas de alimentos e mostra como preparar a "salada para enxergar bem".

Já ouviu falar que cenoura faz bem para os olhos, não é? Pois não é só ela. Frutas de várias cores e verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres, o que ajuda a adiar doenças como degeneração macular, catarata e olho seco. Ovos, milho verde, mamão, laranja e kiwi também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade. Além, é claro, de cenoura e abóbora, ricas em vitamina A e vitamina C.

A receita é do oftalmologista Renato Neves. Segundo ele, uma dieta bem equilibrada pode retardar ou atenuar doenças oculares, assim como parar de fumar e abandonar o sedentarismo.
O ideal é acrescentar mais peixes à dieta, principalmente aqueles ricos em ômega 3, como salmão, atum, sardinha e bacalhau. Habituar-se a comer mais frutas e saladas também é importante, já que aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis e luteína também traz vários benefícios para a saúde ocular — recomenda.

Na opinião do médico, além de incluir mais castanhas, linhaça e óleo de canola às receitas — que evitam a síndrome do olho seco, muito frequente nas grandes cidades e na terceira idade — também se deve reduzir a ingestão de sódio.

O excesso de sódio na dieta é um grande vilão da saúde, favorecendo o desenvolvimento de catarata na terceira idade. Vale a pena prestar atenção nas informações das embalagens e dar preferência a alimentos com sódio reduzido — orienta.


Salada para ver melhor
O oftalmologista Renato Neves não fica só na teoria. Ele dá a receita da "Salada para enxergar bem". Tome nota dos ingredientes:

:::: um salmão ou atum grelhado;
 um maço de espinafre cortado;

::seis folhas frescas de alface romana;

:: duas cenouras raladas;

:: uma berinjela pequena levemente cozida e cortada em cubos;

:: um maço de brócolis;

:: cubinhos de pimentões amarelo, verde e vermelho, sem pele;

:: seis couves de Bruxelas;

:: sementes de linhaça dourada;

:: castanhas do Pará trituradas.

A dica do médico é temperar com o "Molho caesar ocular", preparado com óleo de canola, suco de limão, vinagre de maçã, mostarda de Dijon, um filé de anchova ralado, uma gema de ovo e queijo parmesão.

Nenhum comentário: