ENTENDA COMO A ARTRITE REUMATOIDE PODE AFETAR A CAPACIDADE DE EXECUTAR TAREFAS DO DIA A DIA

31/01/2012


Atividades simples, como digitação, tornam-se complicadas para quem sofre com AR.


Inflamação, se não tratada, pode resultar em problemas cardiovasculares.


Mãos, punhos, joelhos e pés. A artrite reumatoide (AR) impacta na vida do paciente, pois pode prejudicar desde atividades simples como levantar da cama, segurar um copo de água e até mesmo trabalhar. Estudos mostram que cerca de 66% dos pacientes perdem uma média de 39 dias por ano de trabalho, devido a essa enfermidade. Outros estudos indicam que de 20% a 30% dos que sofrem com AR tornam-se incapacitados profissionalmente em até três anos desde o início do problema.

Doença inflamatória crônica e progressiva que atinge articulações, resultado de uma disfunção do sistema imunológico, a artrite reumatoide, geralmente, começa nas articulações das mãos e dos punhos, de forma simétrica, podendo atingir outras partes do corpo. O surgimento dos sintomas costuma ser lento. A doença gera dor persistente, inchaço e perda da mobilidade das articulações.

— Quando não controlada, a artrite provoca fadiga e pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC — explica o reumatologista Boris Cruz.

O diagnóstico da AR é baseado na avaliação dos sintomas pelo médico. Exames complementares como de sangue, radiografias, ultrassom ou ressonância podem ser solicitados. Segundo Cruz, não existe cura para a doença. O tratamento inclui mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos e até cirurgia para os casos mais graves.


Entenda os impactos


:: Ombro

É a articulação de maior amplitude de movimento do corpo humano. Composto por três ossos, precisa ser flexível, pois dele depende a movimentação do braço e da mão. Também deve ser forte o bastante para executar movimentos como puxar e empurrar, que ficam prejudicados para quem tem AR.

:: Cotovelo

Também formado por três ossos, é ele que controla os movimentos de alongar e contrair dos braços. Tarefas simples, como escovar os dentes ou comer com talheres podem se tornar muito dolorosas se essa articulação for atingida pela AR.

:: Mão

Por meio da mão, o ser humano se expressa e executa atividades simples, porém de grande importância, como segurar objetos, digitar ou dirigir. Se a mão for atingida pela AR, o paciente terá grandes dificuldades em executar tarefas manuais, tornando-se dependente até mesmo para cuidar da higiene pessoal. 

:: Joelho

Essa é a maior articulação do corpo humano, formada por quatro ossos: fêmur, paleta, tíbia e fíbula. A dor e o inchaço causados pela AR dificultam o movimento de flexão e extensão. Sentar e levantar pode se tornar uma tarefa possível apenas com ajuda.

:: Pé

Composto por uma complexa estrutura que equilibra, estabiliza, absorve impactos, suporta o peso e movimenta o corpo, o pé permite movimentos como a caminhada ou a corrida. A locomoção fica prejudicada ou até impossibilitada em caso de AR. 

Nenhum comentário: