ESCLEROSE MÚLTIPLA PODE SER CAUSADA PELO VÍRUS DO BEIJO

Com a descoberta cientistas já estudam formas mais eficazes de tratamento.

Coluna cervical com Esclerose Múltipla.

 

 

 

Reforçando algumas teorias já existentes, um novo estudo mostrou que a Esclerose Múltipla, doença crônica que afeta as funções neurológicas, pode ser causada por uma infecção viral. O responsável é o vírus Epstein-Barr, o mesmo que causa a mononucleose, conhecida como "doença do beijo". 

Como esse tipo de vírus é transmitido pela saliva (daí o apelido), a maioria das pessoas são infectadas em algum momento da vida, porém não sofrem qualquer sintoma ou consequência. De acordo com a nova pesquisa, em alguns casos o Epstein-Barr atinge algumas células do sistema imunológico, podendo levar ao aparecimento da Esclerose Múltipla e de até alguns tipos de cânceres.

Por meio de uma análise, os cientistas puderam encontrar o vírus escondido entre as células cerebrais de pessoas afetadas pela doença. Mesmo quando não está se multiplicando, o vírus Epstein-Barr é capaz de mandar moléculas infectadas para várias áreas do cérebro, causando os sintomas clássicos da Esclerose Múltipa, tais como fraqueza muscular, rigidez nas articulações, falta de equilíbrio, tremores e formigamentos pelo corpo.

Os pesquisadores, porém, afirmaram em comunicado oficial serem necessárias mais pesquisas para saber se o Epstein-Barr é a única causa da doença. De qualquer modo, a descoberta já suscitou novos estudos sobre as diferentes manifestações da Esclerose Múltipla e as formas de tratamento mais eficientes para os que sofrem com o problema. 

3 comentários:

André Ponce da Silva disse...

Sinceramjente,fiquei na duvida se postava ou não essa noticia,estranha,mas pelo sim pelo não,e uma informação a mais,depende de estudos pelo que entendi,mas.....

Drika Sanz disse...

Hehehehe... Realmente é uma noticia estranha, mas já há algum tempo associam a esclerose multipla à infecção viral.
.... Vamos ver, né?!?
Abraços,

André Ponce da Silva disse...

hehehe......já pensou Drika,quantos tem esse virús,muitos né?