PROGRAMA QUE LEVA ORQUESTRA A HOSPITAIS DO BRASIL ESTREIA NA SANTA CASA DE PORTO ALEGRE

07/12/2011

Proposta é transformar o hospital em um ambiente de esperança, diz maestro.


Repertório foi preparado especialmente para as crianças.

 

Um concerto no saguão principal da Santa Casa de Porto Alegre na tarde desta quarta-feira marcou a estreia do programa "Música nos Hospitais" no Rio Grande do Sul. O repertório da Orquestra Limiar, composta por 14 jovens músicos de cordas, foi preparado especialmente para as crianças do Hospital da Criança Santo Antônio. Aquelas que não puderam deixar seus leitos, receberam pequenos grupos de músicos dentro de seus quartos. Tudo sob a regência do maestro — e médico — Samir Rahme.

Trechos de grandes compositores eruditos com um toque do universo infantil tomaram conta dos corredores do hospital, proporcionando um momento de cultura e relaxamento a pacientes, familiares, médicos e enfermeiros. Além de Mozart e Tchaikovsky, a apresentação contou com músicas de compositores brasileiros como Clóvis dos Santos, Ronaldo Miranda, Ernani Aguiar e Sergio Di Sabatto.

— A música é necessária em qualquer ambiente, principalmente no hospitalar, que é um ambiente de esperança. Ela contém tudo aquilo que o ser humano precisa para viver: ritmo, contraponto, melodia e harmonia — diz o maestro.

Fruto de uma parceria entre a Associação Paulista de Medicina e a Sanofi, ambos convencidos da importância de promover um ambiente hospitalar mais humano e acolhedor, o programa leva a orquestra a dezenas de hospitais, desde 2004. Foram mais de 100 apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Belo Horizonte. Agora, eles contemplam a capital gaúcha.

O grupo entra em estúdio, pela primeira vez, para registrar em CD uma seleção das peças que contam a história das oito temporadas. Jovens talentos revelados pelo Programa, os músicos da Limiar também tocam em grandes orquestras do país, como a da Universidade de São Paulo ou a Orquestra Municipal.

 

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3588537,Programa-que-leva-orquestra-a-hospitais-do-Brasil-estreia-na-Santa-Casa-de-Porto-Alegre.html

Nenhum comentário: