DICAS PARA PASSAR O VERÃO LONGE DAS MICOSES

10/12/2011


Evite caminhar descalço, especialmente em pisos úmidos ou banheiros públicos.


Especialista alerta que alguns tipos, como as que afetam as unhas, são mais difíceis de tratar.


Manchas esbranquiçadas na pele e coceira nos pés ou nas mãos são sintomas da micose, doença causada pela ação de fungos que adoram se manifestar quando a umidade e o calor aumentam. Para que eles não prejudiquem suas férias de verão, é importante redobrar os cuidados nesta época do ano.

Observar o local onde pisa ou põe as mãos e não usar sabonetes compartilhados para lavagem das mãos, sapatos e chinelos são atitudes básicas para evitar um problema como a micose — orienta a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira.

Para tratar a patologia, é indicado o uso de cremes, pomadas ou esmaltes antifúngicos no local afetado durante 10 a 30 dias consecutivos, conforme orientação de um especialista. Segundo Luciana, alguns tipos de micoses, como as que afetam as unhas, são mais complicadas de tratar e exigem uso prolongado da medicação.

Muitas pessoas interrompem o tratamento quando os primeiros sintomas desaparecem, no entanto, o fungo pode se fortalecer nesse intervalo e voltar a causar incômodos em seguida — alerta a especialista.

Veja como se prevenir
:: Evite caminhar descalço, especialmente em pisos úmidos ou banheiros públicos.

:: Não use toalhas de outras pessoas, principalmente se estiverem úmidas.

:: Seque bem o corpo após o banho, dando atenção especial aos espaços entre os dedos dos pés, às virilhas, às axilas e à região abaixo das mamas.

:: Prefira meias e roupas íntimas de algodão, pois as fibras sintéticas são pouco arejadas e retêm mais suor.

:: No salão de beleza, leve seu próprio material (alicate, lixa, tesoura) ou, pelo menos, verifique se o que será usado está esterilizado.

:: Evite usar o mesmo calçado por dias seguidos. Procure fazer um revezamento, colocando o sapato usado no dia anterior para arejar e tomar sol.

:: Na praia ou no clube, evite usar roupas molhadas por muito tempo. É melhor trocar de roupa, usando uma seca até voltar para a água.

Nenhum comentário: