INTESTINO,ALIMENTAÇÃO DESREGRADA É A PRINCIPAL CAUSA DO PROBLEMA

05 de novembro de 2011


A constipação sempre foi um problema no mundo ocidental e ocorre em qualquer idade, apesar de crianças e idosos serem os mais afetados. A maior vilã é a alimentação desregrada, tanto quanto a fatores psicológicos e ambientais. Mas, apesar do grande desconforto, não ir ao banheiro com frequência não traz grandes danos à saúde.

O intestino se destende e volta ao normal com rapidez. Há, sim, uma piora na qualidade de vida – explica o diretor da Fundação Rio-grandense Universitária de Gastroenterologia em Porto Alegre (Fugast) Claudio Rolim Teixeira.

A melhor saída é lembrar que evacuar é tão importante como comer. Ambos fazem parte do mesmo processo: ingerir para absorver os nutrientes, e evacuar para eliminar os resíduos.

Ingerir pouco líquido faz com que o intestino tire o máximo de água das fezes para que não fique desidratado. O ideal é tomar 30 ml de água por quilo de peso corporal ao dia. Ou seja, quem tem 50 quilos deve ingerir 1,5 litro.

Para a gastroenterologista Marta Machado, 90% das pessoas constipadas, com menos de 40 anos, desenvolveram o problema ao mudar sua rotina de vida ou por ter hábitos inadequados. Dentre os vilões, estão a baixa ingestão de líquido e fibras

Em situações de emergência – como em viagens – há algumas soluções que podem auxiliar. Conforme o nutricionista Gabriel de Carvalho, uma possibilidade é o uso de supositórios de glicerina, que não fazem mal. Não deve-se usar o óleo mineral, a não ser em último caso, pois ele compromete a absorção de várias vitaminas. O melhor é adotar uma alimentação mais regrada e, é claro, procurar orientação de especialistas, que irão propor a melhor solução em cada caso – diz Carvalho.

Mitos e verdades

25%

da população mundial sofre de dores,cólicas e outros desconfortos

Mulheres têm mais prisão de ventre do que homens.



Verdade. Pesquisas mostram que elas têm mais constipação do que os homens em uma frequência que chega a ser oito vezes maior. É uma questão hormonal. O estrógeno da mulher levaria a um movimento diminuído do intestino e à flacidez. Há também uma questão social, que é a inibição de utilizar banheiros públicos.

Chás e produtos naturais não fazem mal à saúde.


Mito. O uso de qualquer laxante, inclusive os chás, tem uma ação no intestino com pontos positivos e negativos. O lado bom é que tem uma evacuação imediata. Mas as moléculas da composição desses produtos têm uma ação dos nervos que estimulam o movimento do intestino. O uso crônico cria lesões nesses nervos.

Sedentarismo agrava a constipação.


Verdade. Está comprovado que a eliminação de endorfina que ocorre durante o exercício físico aumenta a motilidade (os movimentos) do intestino e agem em todo o aparelho digestivo. A vida moderna contribui para tornar a pessoa sedentária, e essa falta de movimentação leva à obesidade, à flacidez muscular e à diminuição do reflexo da evacuação – somados, tais problemas podem propiciar a constipação intestinal.
 

Fazer força na hora de evacuar pode provocar hemorróidas.

    



Verdade. Não é normal fazer força para evacuar. Se isso acontece é porque as fezes estão endurecidas ou com dificuldade para sair. Todos nós temos hemorróidas no intestino. Quando se faz muita força, esse plexo hemorroidal (conjunto de veias que temos desde o nascimento, localizado a dois centímetros da borda do ânus) é forçado a sair. Essas veias podem ficar dilatadas, e isso gera as hemorroidas.

Estresse provoca dor abdominal.



Verdade. O estresse é diretamente causa de constipação. Em algumas pessoas, esse estresse é um pouco danoso. Normalmente, em situação de estresse, é eliminado mais ácido gástrico no estômago, o que pode causar lesões, como gastrite ou a síndrome do intestino irritável. Ou seja, o estresse altera a motilidade do estômago e do intestino.

Constipação.

Ela se caracteriza pela redução da frequência das evacuações e pela dificuldade para evacuar, pois as fezes ficam endurecidas, ressecadas e difíceis de serem eliminadas.

Na maioria das vezes, é uma questão alimentar e comportamental. Baixa ingestão de fibras e líquidos, obesidade, sedentarismo e abuso de laxantes são as causas mais comuns.A longo prazo, a constipação intestinal pode evoluir para complicações como hemorroidas e fissuras anais, problemas que, em geral, causam dor e desconforto .

Doutor, é normal?

Se uma pessoa evacua de três vezes por dia até três vezes por semana e não tem desconforto, distensão abdominal ou dificuldades para expulsar as fezes, ela está dentro da curva de normalidade da espécie humana. Mudanças bruscas nesses hábitos indicam algum problema intestinal.

Você sabia?

No início do desenvolvimento embriológico do feto há três tecidos primitivos. Um deles, o ectoderma, é o que dá origem a todos os neurônios do corpo e origina o cérebro, o intestino e a pele. Os três são comandados por células oriundas do mesmo tecido embriológico e são amplamente conectados.

HELION PÓVOA Especialista em nutrição e bioquímica, autor de O Cérebro Desconhecido

"A alegria e a inteligência emocional, de que tanto precisamos para viver bem, começam realmente a partir do intestino. Por isso, só nos resta garantir a esse órgão matérias-primas de primeira qualidade, o que conseguimos com uma alimentação saudável. Ele, inteligentemente, se encarregará de garantir nossa saúde e nossa felicidade”



Nenhum comentário: