FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS DA MENINGITE

16/11/2011 




A doença pode evoluir gravemente em poucos dias ou até em horas.


Doença pode matar até 30% dos bebês, se não for tratada.

 

 Febre alta, dor de cabeça e rigidez na nuca são sintomas frequentes de meningite. A doença pode evoluir gravemente em poucos dias ou até em horas, dependendo do agente causador. Por isso, é preciso ficar atento ao sintomas, que podem vir acompanhados de náuseas, vômitos, fotofobia, confusão mental e abatimento. Quando do tipo bacteriana, a doença é fatal em até 30% dos casos em recém-nascidos e 37% em adultos, se não for tratada.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus e fungos. De acordo com o pediatra Marcelo Reibscheid, em recém-nascidos os sintomas clássicos podem estar ausentes, o que dificulta o diagnóstico. Chamam a atenção sintomas não específicos, como irritabilidade, choro intenso, gemência e vômitos.

A prevenção deve ser feita pela vacinação e não indo para locais com surto, mas de forma eficiente, somente a vacinação — orienta o médico.

Adultos também podem sofrer com a meningite, se não estiverem vacinados. As meningites bacterianas podem afetar o nervo acústico e causar surdez permanente, danificar o cérebro, levar a dificuldades de aprendizagem, cegueira e até a morte. O risco de morte é maior em recém nascidos (entre 20 e 30%) e cai para 2% em crianças mais velhas. Entre adultos, a taxa de mortalidade sobe de novo para 19 a 37%.

O risco de morte é previsto por vários fatores além da idade, como o tempo que leva para o diagnóstico e a gravidade da doença generalizada, daí a importância de identificar precocemente os sintomas — explica Reibscheid.

A transmissão ocorre por meio do contato direto entre pessoas que convivem em um mesmo ambiente, quando o doente expele gotas e secreções do nariz e garganta. Há vacinas contra alguns tipos de meningite disponíveis no calendário oficial de imunização das crianças, grupo com maior risco de contrair a doença. 

 FONTE:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3562214,Fique-atento-aos-sintomas-da-meningite.html

Nenhum comentário: