BEM-ESTAR MITOS E VERDADES SOBRE O LEITE

19 de novembro de 2011 




Saboroso e saudável: assim é o leite. Fonte de vitaminas, proteínas e minerais (fonte de cálcio), é um alimento essencial em todas as fases da vida. É por isso que o Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendam três porções diárias de leite ou derivados como iogurte e queijo.

Mas, de fato, o que é mito e o que é verdade quando o assunto é o consumo do leite? Saiba a seguir.

1) Leite e derivados são essenciais para a dieta?
Verdade. O leite é considerado um alimento completo, por ser fonte de diferentes nutrientes essenciais a saúde, e se destaca pela interação e boa biodisponibilidade de seus nutrientes: as proteínas, essenciais para formação de células musculares, o sistema imunológico e alguns hormônios, os minerais (fósforo e zinco), que participam de diversas funções como sistema imunológico, e o cálcio, considerado a maior fonte alimentar deste mineral, responsável pela saúde óssea e na prevenção da osteoporose. Estudos recentes têm mostrado uma nova faceta do leite na saúde: prevenção da obesidade, doenças no coração, diabetes, síndrome metabólica e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

2) Para ser intolerante a lactose é preciso ter um diagnóstico?
Verdade. Segundo o Consenso do Ministério da Saúde Americano sobre Intolerância a Lactose e Saúde, a maioria dos indivíduos que pensam ser intolerantes a lactose não possuem um diagnóstico clínico. Isso porque associam desconfortos gástricos com o consumo de leite e este acaba sendo o primeiro alimento a ser restringindo. Os indivíduos intolerantes apresentam sintomas como diarreia, dor abdominal, flatulência e inchaço, que ocorrem após a ingestão de lactose. Para ter o diagnóstico clínico é importante consultar um médico especialista.

10) Leite combate a anemia?
Mito. A principal causa da anemia é a deficiência de ferro. O leite não é um alimento fonte de ferro naturalmente. O que encontra-se atualmente no mercado são leites enriquecidos com ferro.

11) Leite é bom para doenças do estômago, como gastrite?
Mito. Não existem comprovações de que a ingestão de leite ou que algum componente presente no leite melhore os sintomas da gastrite.

12) Leite influencia o sono?
Verdade. A justificativa para isso é que o leite possui um aminoácido chamado triptofano, que aumenta a quantidade de serotonina no cérebro, um neurotransmissor bastante importante no processo do desencadeamento do sono.

13) O leite semi-desnatado é o melhor para a saúde?
Verdade. Ele contêm a mesma quantidade de proteínas e cálcio se comparado aos outros tipos de leite (integral e desnatado), com menor quantidade de gorduras.


Nenhum comentário: