FREQUÊNCIA URINÁRIA PODE INDICAR PROBLEMAS DE SAÚDE

08/10/2011



Segundo especialista, o doente sente uma espécie de "urgência urinária"


Análise da frequência, volume e cor da urina do paciente pode apontar para diagnósticos que incluem desde infecção e pedras nos rins, até a presença de tumores, falência dos rins e, inclusive, diabetes.

 

 

Se você tem vontade de fazer xixi a todo momento, sinal de alerta: especialistas afirmam que uma visita ao médico é urgente para diagnosticar um possível problema relacionado ao trato urinário, que geralmente apresentam sintomas em estágio avançado. Como saber, então, se uma pessoa está fazendo xixi demais?

Adultos saudáveis urinam entre quatro e seis vezes ao dia, sendo que o volume pode variar de 700 ml a dois litros — diz o doutor Paulo Campana, médico patologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo.

Campana afirma que a análise da frequência, volume e cor da urina do paciente pode apontar para diagnósticos que incluem desde infecção e pedras nos rins, até a presença de tumores, falência dos rins e, inclusive, diabetes — já que o doente sente uma espécie de urgência urinária. Há pacientes com doença renal crônica e que apresentam sintomas não-específicos, como perda de apetite, sensação de cansaço, náuseas e até mesmo coceira generalizada. Outros sintomas são dor nos flancos, inchaço das pernas e pés, ou, ainda, problemas urinários. 

Quando o paciente elimina um volume de urina superior a dois litros por dia, é necessário checar se ele não está ingerindo muito líquido ou se está fazendo uso de diuréticos. Vale lembrar que o álcool e a cafeína também podem ter influência. Outra possibilidade é a taxa elevada de açúcar no sangue,  indicando o diabetes. Quando não se ingere maior quantidade de líquido, mas se sente uma vontade  mais frequente de ir ao banheiro, é possível estar com a bexiga  pressionada ou ainda irritada. Nesses casos, o diagnóstico comum é de infecção urinária, dor, sensação de bexiga cheia e até febre.

Do diabetes à doença renal

:: A vontade constante de urinar pode ser causada por muitas outras causas: o diabetes, por exemplo, também pode provocar o problema, uma vez que o açúcar extra de sangue na urina puxa mais líquido na bexiga.

:: As doenças renais e doenças do coração pode também levar uma micção frequente, uma vez que pode levar ao acúmulo de líquido no corpo. Certos medicamentos, como diuréticos, também causam o desconforto.

:: Caso você note um destes sintomas ou uma sensação de queimação, febre, vômitos, cólicas abdominais, urina turva ou com sangue, calafrios, perda de peso anormal, aumento da sede, cansaço ou outros, não hesite em procurar um médico. Somente uma avaliação criteriosa poderá revelar o diagnóstico e tratamento corretos. 


Nenhum comentário: