CONGRESSO REÚNE CERCA DE MIL PESSOAS NO DEBATE SOBRE CÉLULA-TRONCO

03/10/2011

Com especialistas dos EUA, Itália, Argentina e Suécia, evento aponta o Brasil como referência no uso da terapia celular.

89 milhões investidos em seis anos de desenvolvimento. Apesar de ainda não serem suficientes, os recursos nacionais destinados ao estudo de células-tronco tornaram o Brasil um país-referência no assunto. Com 52 projetos em andamento, a técnica já revelou resultados satisfatórios no tratamento de doenças cardiovasculares, pulmonares, neurológicas e autoimunes, é o que apontam os estudos apresentados no VI Congresso Brasileiro de Terapia Celular, realizado entre os dias 28/09 a 01/10, no Gran Hotel Stella Maris.



“Do ponto de vista neurológico e das doenças autoimunes, a terapia celular tem sido utilizada para tratamento de diversos males, como o AVC, as lesões nos nervos periféricos, lesões na medula, epilepsia, diabetes e Esclerose Múltipla”, destaca o Coordenador da Rede Nacional de Terapia Celular, Antonio Carlos Campos de Carvalho. Já no que se refere às doenças cardiovasculares, a cardiomiopatia, a isquemia e o infarto também já estão sendo combatidos através da introdução de células-tronco.



“Hoje, existem várias maneiras de se injetar as células no coração. As injeções mais comuns são as intracoronárias e as que são realizadas através de cateter”, destaca o especialista.



Encontro de especialistas



Com mais de mil inscritos, o VI Congresso Brasileiro de Terapia Celular reuniu pesquisadores, profissionais da área, estudantes e professores de todo o país. A Presidente da Associação Brasileira de Terapia Celular, Rosália Mendez Otero, o Coordenador da Rede Nacional de Terapia Celular, Antonio Carlos Campos de Carvalho, e a Diretora Médica do Hospital São Rafael, Liliana Ronzoni, foram alguns dos convidados recepcionados pelo Presidente do Comitê Organizador do evento e Coordenador de Pesquisa Experimental do HSR, Ricardo Ribeiro dos Santos.



Além dos renomados especialistas brasileiros, as conferências, cursos, mesas e seminários promovidos durantes os quatro dias de evento contaram com a participação de especialistas dos Estados Unidos, Itália, Argentina e Suécia. Segundo a Coordenadora do Laboratório de Biotecnologia e Terapia Celular do HSR e vice-presidente do Congresso e da Associação Brasileira de Terapia Celular, Milena Botelho, “este continua sendo o maior evento nacional voltado para discussão sobre o uso de células-tronco”. 

Nenhum comentário: