CONCEIÇÃO APLICA TÉCNICA PARA RECUPERAR LESÕES

28 de outubro de 2011



TRATAMENTO MAIS RÁPIDO.

Reflexo na caixa serve para estimular área do cérebro desativada. 

Ao “enganar” o cérebro por meio de reflexos em uma caixa com espelhos, estimulando uma área temporariamente desativada do córtex, uma equipe do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) está conseguindo resultados expressivos na recuperação de pacientes que sofreram paralisia de membros superiores e inferiores e da face. O recurso terapêutico é uma adaptação da chamada terapia do espelho (mirror therapy, em inglês), bastante utilizada em pacientes para o tratamento da “dor fantasma”, comum nos que sofreram amputações.

O princípio é o mesmo: a pessoa coloca o membro afetado e o membro sadio em uma caixa dividida por um espelho, e o membro que está lesionado é escondido. Dessa forma, o indivíduo visualiza os dois membros sadios, produzindo uma espécie de enganação no órgão, estimulando a aquisição de movimentos:

O paciente enxerga o reflexo da mão “boa”, mantendo a plasticidade original no cérebro – explica o cirurgião plástico Luiz Fernando Franciosi.

Resultados devem ser apresentados em palestra

Quase 180 pessoas já passaram pela técnica experimental, e atualmente 30 estão em tratamento. Entre os resultados obtidos, um dos destaques foi um caso de recuperação que, de dois anos, pulou para quatro meses, surpreendendo Franciosi e sua equipe.

Os resultados do tratamento serão levados a uma palestra, hoje, durante a 1ª Jornada de Cirurgia e Terapia do Membro Superior, presidida pelo médico Luiz Fernando Franciosi, dos hospitais Cristo Redentor e Fêmina. O encontro está marcado para as 14h na Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), na Capital.

Quando há uma lesão de um nervo periférico, o cérebro se desorganiza em relação à área cerebral correspondente àquela parte corporal. Os neurônios (células nervosas) procuram novas ligações, reconfigurando o mapeamento do corpo. A técnica mantém o mapeamento “antigo”, acelerando o processo de reabilitação – define a terapeuta ocupacional Ana Paim, lembrando que os exercícios devem ser realizados diariamente no pré e no pós-operatório.

No início deste ano, no 11º Simpósio Internacional de Microcirugia, realizado em São Paulo, a palestra chamou a atenção dos participantes de países como Canadá, Estados Unidos, Franca, Inglaterra, Holanda, Noruega, Dinamarca, Japão e China.



Nenhum comentário: