CIENTISTAS CULTIVAM CÉLULAS-TRONCO INTESTINAIS EM LABORATÓRIO

06/09/2011



As células-tronco intestinais geram organoides esféricos quando são cultivadas em laboratório (em cima). Sob o microscópio (embaixo), esses organoides revelam sua composição, basicamente células não diferenciadas ou proliferativas, as células do intestino.

Regeneração semanal

Cientistas da Universidade de Barcelona, na Espanha, conseguiram pela primeira vez identificar e cultivar em laboratório células-tronco intestinais.
Ao longo da vida, as células-tronco intestinais regeneram a camada interna dos nossos intestinos em uma base semanal.
Os cientistas tinham indícios da presença dessas células há décadas, mas elas nunca haviam sido isoladas.
A descoberta, publicada na revista Nature Medicine, pode ter grandes impactos para a medicina regenerativa.

Células-tronco do cólon

Cultivar células vivas fora do organismo geralmente exige que as células sejam colocadas em um meio de cultura com a mistura correta de nutrientes.
Contudo, como temos mais de 200 tipos de células no corpo, encontrar a combinação precisa de nutrientes para um determinado tipo de célula não é uma tarefa fácil.
Com isto, cultivar células-tronco humanas em laboratório (in vitro) vinha se mostrando uma tarefa impossível até agora. E isso incluía as chamadas CoSC - colon stem cells, ou células-tronco do cólon.
"Esta é a primeira vez que se tornou possível cultivar CoSCs individuais em laboratório e derivar linhagens de células tronco intestinais humanas em condições laboratoriais bem definidas," afirma Peter Jung, um dos membros da equipe.

Medicina regenerativa

A descoberta dá aos cientistas uma "receita" precisa para isolar as células-tronco do cólon e derivar delas linhagens que podem crescer sem se diferenciar por meses.
"De fato, nós já conseguimos manter as células tronco em um disco de Petri por até 5 meses, ou podemos induzir essas células a se diferenciarem artificialmente, como acontece com elas no interior dos nossos corpos," diz o pesquisador.
Como as células-tronco intestinais regeneram nosso intestino continuamente, os cientistas acreditam que o avanço terá grande impacto sobre a chamada medicina regenerativa, que busca formas de desenvolver novos tecidos, e até novos órgãos, para repor os que se degeneram com o tempo ou por doenças.

Nenhum comentário: