MIL PARATLETAS PARTICIPAM DO JOGOS DA INTEGRAÇÃO.

Terça-feira, 16 de agosto de 2011
 
 
Cerca de 1.200 pessoas participaram da abertura do evento, com desfile das equipes.

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, abriu na manhã desta segunda-feira (15) os Jogos da Integração e Inclusão, maior evento esportivo municipal voltado para a pessoa com deficiência, no Ginásio da Universidade Positivo, no Campo Comprido. A competição contará com a participação de aproximadamente mil paratletas de 28 instituições de atendimento à pessoa com deficiência.

“O esporte é uma ferramenta fundamental para o trabalho de reabilitação da pessoa com deficiência, contribuindo no desenvolvimento de suas capacidades motoras, cognitivas e sociais”, disse Marcello Richa. “Com os Jogos da Integração e Inclusão, buscamos incentivar a prática esportiva e criar oportunidade para esses atletas, verdadeiros exemplos de superação, demonstrarem todo o seu talento e potencial”.

Cerca de 1.200 pessoas participaram da abertura do evento, que contou com desfile das equipes e revezamento da tocha olímpica, que simbolizou a abertura dos jogos. A animação ficou por conta da banda Tático Móvel, que agitou a festa com muita música e diversão.

As competições acontecerão de 15 a 26 de agosto, nos ginásios e praças esportivas da Universidade Positivo, Sesc Água Verde, praça Plínio Tourinho, Colégio da Polícia Militar e Clube Urca. Os atletas vão disputar 12 modalidades esportivas adaptadas nas áreas de deficiência visual; física; auditiva; intelectual e transtorno global de desenvolvimento.

O paratleta da Escola de Educação Especial Nabil Tacla, Matias Custódio, de 12 anos e que tem distrofia muscular, parabenizou a Prefeitura pela realização do evento. “Este é o meu campeonato favorito. Foi muito divertido participar no ano passado e tenho certeza de que este ano será ainda melhor”.
Ana Flávia de Souza, de 16 anos, da Escola Especial Vivian Marçal, estava muito contente por participar dos Jogos da Integração e Inclusão. “É o meu sonho se tornando realidade. Sempre quis ser uma atleta e aqui vou participar das competições de vôlei e polibate. Vou realizar meu sonho duas vezes”, disse Ana Flávia, que tem deficiência física neuro motora.

Amigo Curitibano
Os Jogos da Integração e Inclusão são coordenados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e fazem parte das atividades do Amigo Curitibano, programa da Prefeitura de Curitiba que promove ações preventivas, assistenciais e reabilitadoras que visam a defesa dos direitos, a integração e socialização da pessoa com deficiência

O professor das escolas especiais Mercedes Stresser e Vivian Marçal. Renold Oliveira, destacou a importância do evento para os atletas. "O esporte representa um grande auxílio para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, ajudando ele a superar barreiras e alcançar sua independência. Os Jogos servem de estímulo para eles se dedicarem mais nas atividades diárias, além de incentivar a integração, essencial para o seu crescimento pessoal e social”.

As competições dos Jogos da Integração e Inclusão começam durante a tarde, na Universidade Positivo, com a realização das provas de atletismo para pessoa com deficiência intelectual. Toda a programação dos jogos pode ser encontrada no link: http://www.curitiba.pr.gov.br/multimidia/00102988.pdf.
Participaram da solenidade de abertura dos Jogos da Integração e Inclusão o secretário especial de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman; vereador Zé Maria e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência (CMDPPD) e da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardini.

Serviço:

Jogos da Integração e Inclusão

De 15 a 26 de agosto
Ginásios da Universidade Positivo, do SESC Água Verde, Clube Urca, Colégio da Polícia Militar e da praça Plínio Tourinho

Modalidades esportivas: atletismo, futebol de salão, xadrez, boccia de areia, natação, goalball, golfe, vôlei, beisebol, polibate, boccia e tênis de mesa

FONTE:http://agoraparana.uol.com.br/index.php/cidade/curitiba/4432-ctba.html
   
 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Your point is valueble for me. Thanks!

My blog:
Rachat de credit rachatdecredit.net