CÉLULAS-TRONCO SÃO UTILIZADAS PARA CRIAR NOVOS DENTES EM RATOS

14/07/2011 02:44 

Usando células-tronco coletadas de dentes molares de ratos, cientistas japoneses criam novos dentes. 


Por Guilherme Abati

Cientistas do Japão publicaram recentemente um artigo que detalha como foi possível fazer novos dentes crescerem com sucesso a partir de células-tronco de camundongos.
Segundo informação disponibilizada no TG Daily, Takashi Tsuji e seus colegas da Universidade de Tokyo removeram diferentes células-tronco dos dentes molares de ratos para construir novos dentes. As células-tronco dos molares foram então transferidas para um laboratório onde o crescimento de novos dentes fosse possível. Depois foram colocadas em um molde especial para que os pesquisadores pudessem manipular a forma e aspecto dos futuros dentes, dessa maneira poderiam apresentar semelhanças com os originais.

Quando as células se desenvolveram e formaram dentes comuns de rato, os pesquisadores os implantaram nas mandíbulas de camundongos recém-nascidos, com cerca de um mês de idade. Os dentes transplantados ligaram-se aos ossos do maxilar em cerca de 40 dias e pouco tempo depois as fibras nervosas tinham começado a crescer nos dentes manipulados. Os camundongos que receberam os dentes criados com células-tronco não apresentaram problemas de mastigação algum durante os estudos.

Tsuji espera que a partir de estudos como este será possível fazer com que órgãos humanos cresçam a partir de células-tronco.

De acordo com MedicalXPress, site especializado em ciências médicas, o artigo completo da pesquisa, com detalhes descrevendo o crescimento dentário e o transplante bem-sucedido dos novos dentes já está publicado no site PLoS One.

Nenhum comentário: