APNEIA ALTERA PRESSÃO ARTERIAL E AUMENTA RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

12/07/2011



Estudo inglês releva que portadores do problema possuem alterações nos vasos sanguíneos semelhantes aos hipertensos.


Pessoas que sofrem de apneia do sono têm alterações na função dos vasos sanguíneos semelhantes as que possuem os hipertensos. A conclusão inédita é de um estudo da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, publicado na revista Hypertension, da Associação Americana do Coração.

A apneia é a obstrução das vias aéreas causada pela flacidez dos tecidos da garganta que induz a curtas paradas respiratórias durante o sono. Ela pode, de acordo com o estudo, causar alterações na pressão arterial e aumentar o risco de doenças cardiovasculares e cerebrais, pois faz com que os vasos sanguíneos fiquem mais fechados.

A apneia

Muitas vezes confundido com o ronco — uma vibração dos tecidos da garganta, o distúrbio é mais comum em pacientes obesos, por apresentar maior índice de flacidez e depósito de gordura na língua e no colo, atrapalhando a passagem do ar.

Segundo a neurologista Rosa Hasan, especialista em doenças do sono, ter sono agitado, acordar várias vezes durante a noite, possuir sonolência e dificuldade de concentração diurna são os principais sintomas do distúrbio. Porém, eles também são muito comuns em quem sofre com o estresse diário do trabalho, por exemplo, por isso, é importante procurar um médico.

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3385697,Apneia-altera-pressao-arterial-e-aumenta-risco-de-doencas-cardiovasculares.html



Nenhum comentário: