7500 portugueses ajudam na luta contra a Esclerose Múltipla

19/07/2011



Foram 7 mil e quinhentos portugueses que “gostaram” e apoiaram a campanha de solidariedade digital "Tenho mas não todos os dias", uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM). Por cada “like” no vídeo da campanha colocado na página de Facebook da associação, a SPEM irá receber um donativo de dois euros da Biogen Idec, empresa líder na investigação e comercialização de soluções terapêuticas para pessoas com esclerose múltipla, avança a sociedade, em comunicado.



No final de apenas duas semanas de campanha, o número total de pessoas que seguem a página da SPEM subiu de três mil para 18 mil, facto que coloca a associação no top 10 mundial das páginas de Facebook sobre EM.

O valor total do donativo foi entregue numa cerimónia que decorreu na sede da SPEM, em Lisboa, e que contou com a presença do músico Rodrigo Leão e do poeta João Negreiros, responsáveis pela música e poema originais do vídeo “Tenho mais não todos os dias”, destinado a homenagear todas as pessoas com Esclerose Múltipla (EM), no qual participou também o grupo Amigos da Esclerose Múltipla de Aveiro – AEMA.



A ideia do "Tenho mas não todos os dias" nasceu a partir do relato de alguns sintomas da doença. Com base nesta experiência, João Negreiros, um dos mais reconhecidos e premiados poetas nacionais da nova geração, criou o poema “A dor mente” e Rodrigo Leão, um dos grandes nomes da música portuguesa, desenvolveu uma peça sonora única. A realização do vídeo foi um trabalho de Joaquim Pavão, numa produção da empresa aveirense Farol da Vida (www.faroldavida.pt).



Para Manuela Duarte Neves, directora da SPEM “é um privilégio contar com o enorme talento e sensibilidade dos artistas, para transmitir de forma tão sensível e nobre a mensagem do que é ser portador de Esclerose Múltipla.”



De acordo com Sérgio Teixeira, Diretor Geral da Biogen Idec Portugal, “é com grande orgulho que nos associamos a esta iniciativa inédita a nível mundial que tão bem transmite uma mensagem de confiança e otimismo aos portadores de EM. Enquanto líder mundial na luta contra a EM, a Biogen Idec está sempre disponível para apoiar projetos de entidades como a SPEM que ajudem a promover a esperança de todas as pessoas afetadas por esta doença”.

A EM, uma patologia que hoje afeta cerca de 6 mil portugueses e mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo, é uma doença do foro neurológico na qual o sistema imunitário ataca a mielina. Os sintomas mais comuns, que surgem normalmente entre os 15-40 anos, têm um impacto negativo na visão, mobilidade, causam dormências, fadiga e provocam desequilíbrios.


Nenhum comentário: