SINTOMA DE DEPRESSÃO MASCARAM E DIFICULTAM DIAGNÓSTICO DA DOENÇA

18/06/2011

Depressão é considerada uma das doenças mais incapacitantes, segundo a OMS
Depressão é mascarada por variedade de sintomas.

Doença crônica e degenerativa que atinge cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo — sendo 17 milhões apenas no Brasil —, a depressão é considerada uma das doenças mais incapacitantes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, sua complexidade leva a dificuldades no diagnóstico, já que o paciente pode apresentar um leque amplo de sintomas psíquicos e físicos.

— A depressão ainda é subdiagnosticada e pouco tratada, somente um quinto dos pacientes deprimidos recebem tratamento adequado. A doença é frequentemente confundida com outras que possuem sintomas semelhantes, como estresse e ansiedade, ou com simples tristeza ou, ainda, com a fase depressiva do transtorno bipolar. E para complicar, cada paciente apresenta uma combinação diferente de sintomas, o que pode confundir o médico — explica Hamilton Grabowski, pesquisador clínico e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.


O especialista ressalta que a patologia também pode vir mascarada em sinais dolorosos e, muitas vezes, não se percebe que além do físico, há a necessidade de tratar a mente. Ou seja: o paciente se queixa de dor, mas os outros sintomas psíquicos característicos da doença não estão aparentes.

Para que haja o diagnóstico correto, é imprescindível a investigação sobre o estado do paciente do histórico familiar de doenças mentais, abuso de substâncias (drogas e álcool) e sinais físicos que as pessoas tendem a omitir dos médicos por não julgarem relevantes. Quando negligenciada, a depressão pode ter consequências para o resto da vida. Estudos comprovam que, com o passar dos anos, pessoas depressivas não tratadas sofrem perdas cerebrais irreversíveis, resultando em déficits cognitivos significativos.
 
 Sintomas da depressão
 


:: Tristeza permanente
:: Anedonia (incapacidade de sentir prazer ou satisfação)
:: Ideias suicidas
:: Alterações cognitivas
:: Alterações no sono
:: Dificuldade de concentração
:: Insegurança
:: Sensação de fadiga
:: Perda de energia
:: Dor física
:: Lentidão ou agitação

Nenhum comentário: