HERPES LABIAL PODE TER RELAÇÃO COM EXTRESSE E EXCESSO DE ÁLCOOL

29/06/2011

Infecção se manifesta quando a imunidade baixa e, se for frequente, pode ser tratada com imunoterapia

A herpes labial é uma infecção muito comum causada por um vírus ao qual quase todos já estivemos expostos, porém, apenas em algumas pessoas ele é "ativado" e a doença se desenvolve. Como costuma-se de acreditar, a manifestação da herpes realmente poder estar relacionada ao estresse e essa geralmente é a sua principal causa.

— Ela se manifesta quando a imunidade diminui, também após situações como consumo excessivo de álcool, queimaduras solares, procedimentos dermatológicos, infecções com febre — explica a dermatologista Carolina Feijó.

O processo infeccioso começa com uma coceira ou mancha vermelha que pode causar ardência no lábio. Posteriormente, surgem as vesículas — que são pequenas bolhas de água — que depois começam a secar e formar uma casquinha e cicatrizar.

— O momento das vesículas é o mais contagioso, por isso, é recomendado que se tome alguns cuidados, como não beijar, não compartilhar talheres, copos e toalha, etc — afirma a médica.

O uso de pomadas antivirais é indicado para amenizar os sintomas e diminuir o ciclo do vírus, que dura em torno de cinco dias.

— Quando a infecção é muito frequente, pode-se partir para o tratamento imunoterápico, com aplicação de vacinas — diz Carolina.

Segundo a dermatologista, a utilização diária de protetor labial ou hidrante nos lábios ajuda na prevenção contra o problema, pois cria uma barreira de proteção no local.



Nenhum comentário: