Pilates, bem-estar de corpo e alma

Com apenas uma atividade física é possível praticar alongamento, relaxamento, musculação e aeróbica, de uma só vez.


Idealizar um método para superar seus próprios problemas de saúde. Foi essa a motivação que Joseph Pilates, um exímio ginasta, esquiador e boxeador que sofria desde criança com asma, raquitismo e febre reumática, encontrou para criar o método que leva seu nome e que foi utilizado para ajudar feridos e convalescentes da 1ª Guerra Mundial.
Mas, em que consiste essa prática que vem ganhando milhares de adeptos por todo o mundo a cada dia? Trata-se de uma série de exercícios de relaxamento, fortalecimento e aumento de mobilidade das articulações, baseado na concentração, respiração, alinhamento, eficiência e fluência dos movimentos. Tudo realizado com muita calma, sem o menor estresse.
“O Pilates promove um estilo de vida ativo e saudável e assume um importante papel no Sistema Nervoso Central, proporcionando bem-estar aos pacientes com Esclerose Múltipla.”, explica Camila Souza, fisioterapeuta do Programa BIA.

Como praticar

Os exercícios de Pilates são realizados no solo ou em aparelhos que usam molas, oferecendo assistência e resistência aos movimentos, sempre focando a respiração e a postura corretas. Dentre os acessórios utilizados nos exercícios estão bolas de diferentes tamanhos, faixas elásticas para resistência, rolos, discos de equilíbrio e bastão.
Em grupo, as aulas são divididas em três níveis: básico, intermediário e avançado. Os exercícios são realizados em salas equipadas com colchonetes e aparelhos e é feito um breve alongamento inicial.
O método, que também pode ser realizado apenas com um aluno e fisioterapeuta, não possui contra-indicações à sua prática, porém os profissionais devem adotar algumas precauções na aplicação, considerando as características de cada pessoa. “Nos pacientes com Esclerose Múltipla, por exemplo, o Pilates intensivo pode promover o superaquecimento, ocasionando a piora dos sintomas. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado”, alerta a fisioterapeuta.

Sinta-se bem

O objetivo da técnica para os pacientes com EM deve ser traçado com base nos exercícios já conhecidos por melhorar o equilíbrio, a força e a capacidade de caminhar. Além disso, também é indicado para a reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos que apresentam dor aguda, sequelas neurológicas, Doença de Parkinson, entre outras doenças.
“Através do Pilates, o paciente tem a possibilidade de conhecer e aprender a usar corretamente o próprio corpo, para desempenho das suas atividades diárias. E, à medida que descobre como usá-lo corretamente, promove uma melhora postural, os músculos adquirem maior tonicidade, as articulações tornam-se mais flexíveis e a forma de seu corpo torna-se mais alongada, ereta e equilibrada.”, completa Camila Souza.
Os exercícios são indicados a partir dos 10 anos. Mas, antes de iniciar a prática, converse com o seu médico.

Nenhum comentário: