Merck Serono lança livro "ABC da Esclerose Múltipla"

24/05/2011 - 14:16

No Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala na próxima quarta-feira, dia 25 de Maio, a Merck Serono apresenta o livro "ABC da Esclerose Múltipla" (EM) – um guia de (con)vivência com a doença, dirigido a doentes, cuidadores, familiares e amigos. A obra, desenvolvida no âmbito do projecto Rebicare, conta com a chancela da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), o apoio do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM) e da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Esclerose Múltipla (APEEM), avança comunicado de imprensa.
 
O "ABC da Esclerose Múltipla" é um guia para as diversas fases da EM, orientando os doentes através dos desafios diários que esta patologia pode apresentar. Dividido em três partes, o livro fala, num primeiro momento, sobre noções essenciais do que é a EM – as suas causas e sintomas, o diagnóstico e o tratamento. Numa segunda parte são dadas dicas de como Viver Saudável com a EM: desde a dieta ao exercício físico, passando pela gravidez e o parto, as viagens e a vida laboral com a patologia. O terceiro capítulo, tem em conta temas como os direitos das pessoas com EM, os benefícios fiscais a que têm direito e outros, como os para a aquisição de habitação ou de viatura próprias.
 
“Este livro é um guia prático dirigido às pessoas com Esclerose Múltipla sobre como lidar melhor com a sua patologia, mas, sobretudo, para tirar o máximo do dia-a-dia, ultrapassando os desafios diários que ela lhes impõe”, explica Maria José Carvalho, profissional de saúde especializada na área da EM e co-autora do livro juntamente com Catarina Fernandes e Daniela Leal, enfermeiras de apoio a Doentes de EM, e Celena Veloso assistente social, que dá apoio a doentes na SPEM Porto.


 

Nenhum comentário: