CONHEÇA AS TÉCNICAS DA MASSAGEM RÍTMICA.

Sexta-feira, 13 de maio de 2011 - 16h41
 
Na massagem, a mão do terapeuta é capaz de imitar as formas do movimento do calor, da água e do ar

Desenvolvida a partir da massagem clássica, a massagem rítmica existe desde o começo do século XX. Diferente das demais massagens, a massagem rítmica baseia-se no conhecimento de todo o corpo humano e nas interações entre os sistemas neuro-sensorial (cabeça), rítmico (tronco) e metabólico-motor (membros).

“São dois os pontos centrais da massagem rítmica: a revitalização e harmonização do corpo”, afirma Márcia Marques, massagista responsável pela formação em Massagem Rítmica no Brasil.

A especialista ainda explica que a massagem rítmica é bem suave, com toques de sucção e não de pressão. “A mão pulsa como um coração sobre a pele, estimulando o sistema rítmico que promove a saúde em todo o organismo”.

Considerada uma terapia integrada à área médica antroposófica, a massagem rítmica é indicada para bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. A restrição é feita somente para pessoas que apresentem febre ou processos infecciosos e inflamatórios, pois os movimentos na pele podem estimulá-los.

De acordo com a massagista, “o ritmo desta massagem procura harmonizar os processos de decomposição e formação de substâncias corpóreas. Na massagem, a mão do terapeuta é capaz de imitar as formas do movimento do calor, da água e do ar, trabalhando de maneira calórica, fluida e aérea. Ritmos como a mudança de estações do ano, acordar e adormecer, inspirar e expirar, são como o ritmo de ligar e soltar da massagem”, comenta.

O uso da massagem rítmica pode ser aplicado a uma ampla gama de doenças e de dificuldades físicas, psicológicas e de desenvolvimento do indivíduo, podendo ser especialmente efetiva em: distúrbios circulatórios (como pressão alta ou baixa), respiratórios (como asma), digestivos (como intestino preso), neurológicos (como esclerose múltipla), psicológicos (como estresse), depressões, insônia, enxaqueca, obesidade, deficiências imunológicas, entre outras patologias.

Para Dra. Elaine Marasca, vice-presidente da ABMA (Associação Brasileira de Medicina Antroposófica), “a massagem rítmica ajuda muito no tratamento de diversas patologias. É uma terapia bastante utilizada e indicada por nós médicos antroposóficos, por apresentar ótimos resultados para o paciente”, diz.

Na aplicação da massagem rítmica são empregados óleos e pomadas. “Dependendo do quadro do paciente é utilizado um tipo de óleo. O óleo com perfume de lavanda, por exemplo, acalma, já o de alecrim é mais estimulante. As pomadas produzidas com metais (cada metal corresponde a um órgão do nosso corpo segundo a Medicina Antroposófica)  também são usadas dependendo da necessidade do paciente”, conclui a massagista.

Nenhum comentário: